Karate Shotokan - KRAV MAGA oficial em São Luis - Jiu Jitsu

Aulas para Crianças e adultos - Ambos os sexos .

Sucursal para ensino e divulgação do Krav Maga em São Luis - MA, filiada a Federação Brasileira de Security Krav Maga.
Linhagem do Mestre Alain Cohen da KMF.

sábado, 31 de outubro de 2009

O KIAI - O GRITO DAS ARTES MARCIAIS




“Kiai” em japonês “KI” significa energia ou espírito e “AI” significa unir.

Portanto, KIAI significa “reunir a energia”. É uma característica indispensável do Karatê.
Esse grito obtém-se pela contração rápida do diafragma, à qual sucede a emissão de um som seco. Não se trata, portanto, de um simples grito – o som vem do abdome e não da garganta. O Kiai serve à três propósitos principais:

a) Demonstrar disposição de combate. Ajuda a pôr o karateca no estado psicológico ideal para o combate. Além disso, é valorizado ao nível da competição. Ou seja, mostra a todos, incluindo ao próprio, a convicção nas ações que desempenha.

b) Intimidar o oponente. Provoca hesitações no adversário que propiciam “aberturas” para atacar. Por curiosidade, verifica-se que existiam uma arte marcial “Kiai-Jutsu” que se baseava essencialmente na utilização do Kiai como forma de atordoar os oponentes.

c) Contrair os músculos do torso. Aumenta a potência dos golpes e também a resistência aos danos infringidos pelo oponente.

Como em tudo na vida, existem bons e maus “kiais”.
Contam-se histórias de homens que poderia paralisar ou mesmo matar pequenos animais com um grito de Kiai, ou parar o adversário com um Kiai apenas.
O Kiai é uma técnica como um soco ou chute, mas não é tão físico.
Na verdade o Kiai é o uso consciente de uma técnica que todos nós já usamos inconscientemente. Por exemplo, quando você contrai o abdome quando está levantando algum peso emite um grunhido, é uma forma rudimentar de Kiai.
Treinando o Kiai você aprenderá a usar de modo mais eficiente seu potencial de energia vital, que é o “Ki”.
Primeiramente há uma preparação para a ação que é física e mental e então uma concentração de poder que é física e mental. As duas fases do Kiai são o retesamente e o impulso. A fase de retesamente consiste na contração dos músculos abdominais e inspiração profunda, assim como o cérebro é o quartel-general das atividades mentais o abdome é o quartel-general das atividades físicas. A contração dos músculos abdominais prepara o corpo para um surto de energia. A inspiração profunda enriquece a corrente sanguínea do oxigênio indispensável para o organismo que vai depender dessa energia adicional. A segunda fase é o impulso, nesta fase a ação essencial é levada a termo (ação de levantar, atirar, empurrar ou desferir o golpe), quando o ar é espirado bruscamente. A expiração pode ser acompanhada por um grito, o Kiai, que tem um som monossilábico mais ou menos assim: “hai”, “eei”, “hum”, “iahh”, “aai”, etc.
O Kiai deve ser curto e tão alto quanto possível, porém não deve ser confundido com um simples grito. Um Kiai bem executado não fará sua garganta sentir-se áspera como um grito faz.
O som produz dois efeitos psicológicos, assusta e desconcerta o adversário e aumenta nossa coragem. Qualquer som pode ser usado como Kiai, muitas vezes o som “Ki” é usado durante a preparação para o golpe e o som “ai” durante a execução.
Quando feito corretamente, o Kiai limpa o ar dos pulmões. Isto é bom, porque se você for barrado após executar um Kiai, as chances de ter o ar comprimido para fora são bastantes reduzidas. Também por tirar o ar dos pulmões faz de você um obstáculo mais forte e denso e se você for acertado depois do Kiai não será tão machucado.
O Kiai deve assustar seu oponente. Mesmo uma simples pausa ou um piscar de olhos do seu oponente podem abrir uma brecha para você. Use o Kiai para ajudar a abrir essa entrada. O Kiai deve “mexer” com você mesmo, liberar a sua adrenalina antes da luta e dar-lhe coragem e força.
Com o treinamento é possível concentrar a energia onde ela é mais necessária, ao invés de espalhá-la pelo corpo. Isto envolve concentração física e mental que canaliza a energia para regiões definidas do corpo. Você, a princípio, não é capaz de conseguir isso, mas com o passar do tempo, sua capacidade de concentração aumentará cada vez mais.

OSS

Um comentário:

Unknown disse...

A sabedoria do sensei Josias ultrapassa fronteiras e quebra paradigmas quando se trata de conhecimento de causa, parabéns pela sua iniciativa e continue sempre esse estudioso das artes marciais,sinceramente, mestre Jusseri 6º dan tkd.