Karate Shotokan - KRAV MAGA oficial em São Luis - Jiu Jitsu

Aulas para Crianças e adultos - Ambos os sexos .

Sucursal para ensino e divulgação do Krav Maga em São Luis - MA, filiada a Federação Brasileira de Security Krav Maga.
Linhagem do Mestre Alain Cohen da KMF.

sábado, 31 de outubro de 2009

O SIGNIFICADO DA PALAVRA OSS.




A Palavra OSS é de origem japonesa e, com o passar dos anos tornou-se praticamente uma linguagem veicular, um verdadeiro símbolo no mundo do Karatê.

A palavra OSS é comprendida, trocada e praticada no seio de todos os numerosos praticantes de Karate de todos os estados e de centenas de nacionalidades pelo mundo afora, não somente nas ocasiões de encontros cotidianos, mas também para substituir as expressões tais como: Muito obrigado, Prazer, Até logo, Ouvi, Compreendi, etc.

A palavra OSS, entretanto deve ser emitida de forma gutural, com o som saindo desde o baixo ventre (tanden para os japoneses e tantien para os chineses) e ser acompanhada de uma saudação apropriada (inclinação de cabeça, quanto mais respeito mais inclinado deve estar o corpo e mais tempo para levantá-lo), que denote respeito, simpatía e confiança ao próximo.

A palavra OSS como transcrição fonética é escrita através de dois caracteres chineses.

O primeiro caracter, significa literalmente "pressionar", simbolizando, deste modo o espírito combativo do praticante de Karate, a importância do esforço a ser efetuado durante as várias horas de treino, a capacidade de poder encarar e superar todos os obstáculos surgidos ao longo do caminho, sempre com uma atitude positiva e imutável.

O segundo caracter, significa sofrer ou sofrimento, exprime a coragem e o espírito de perseveraça; a capacidade de suportar as dores e resistir os momentos de dificuldade, desalento e derrota, sempre mantendo uma paciência monástica, porém sem a menor intenção de parar de treinar.

A energia física e mental da juventude nos propicia condições para afrontar todas as provações, entretanto ao passar dos anos, somente a manutenção dessa energia nos proporciona energia suficiente para a vida, essa energia deve ser mantidas e desenvolvidas somente por um esforço cotidiano perseverante.

O talento não tem nenhum valor sem o trabalho.

A expressão OSS chama todos ao esforço máximo para que eles tomem uma resolução, se comuniquem e se encoragem mutuamente.

Quando ela foi empregada pela primeira vez, entre alunos da Escola Naval Japonesa, já evocava seus princípios.

A palavra OSS não deve ser pronunciada levianamente.

Desde já reexamine sua atitude, postura, estado de espírito, maneira de pronunciar e sua harmonia.

O busto se declina sempre mantendo o tronco reto, queixo retraído.

O movimento, a respiração e a articulaçao assim executada contribuem para preencher o baixo ventre com o Ki e a força.

Nunca falem a palavra OSS de qualquer maneira, orgulhen-se da arte que praticam, falem OSS sempre com dignidade e respeito, poucas (ou nenhuma) são as artes marciais que tem essa representação, orgulhemo-nos disso.

Fontes consultadas

* N. Artan e B. Lowe, The Young Lions of Mas Oyama’s Kyokushin Karate Headquarters, Honolulu HI Bobby Lowe, 1985.
* Schlatt, The Shôtôkan-Karate Dictionary, Schlatt Books, 2001.

Nenhum comentário: